quinta-feira, 11 de agosto de 2011

O deserto


Em um final de semana prolongado (4 dias) decidimos dirigir até Marfa. Marfa é uma cidade no oeste do Texas, no meio do deserto. A população é de pouco menos de 2.000 habitantes.

A cidade surgiu em 1880 como uma parada para abastecer os trens com água. Em 1971, o artista Donald Judd se mudou de Nova York para lá, em busca de um lugar sem restrições espaciais em que pudesse instalar suas grandes esculturas. Ele comprou alguns ranchos e prédios na região e criou uma fundação, a Chinati Foundation.

Hoje a fundação tem 10 prédios em Marfa, e sua fama atraiu artistas e galeristas, além de outras fundações. Atualmente, a cidade é um ponto turístico improvável.

Nos arredores de Marfa foi filmado Assim Caminha a Humanidade, mais recentemente, No country for old men e There will be blood.

A viagem de carro leva em média dez horas. Ou seja, passamos metade do tempo dirigindo; uma boa parte, no deserto.
Para mim, o deserto do Texas - é o único que conheço - é o lugar mais bonito do mundo.


Estou lendo um livro chamado Blue Highways: a Journey into America, em que o autor conta sua viagem pelas estradas secundárias (blue highways) dos Estados Unidos. Nesse momento ele está atravessando o deserto, e este trecho do livro me chamou a atenção e me fez publicar essas fotos:

Por quase cem milhas a oeste de Eldorado, nem uma única vila. Era o Texas que algumas pessoas, quando a cruzam, vêem como uma área devastada, infértil, a parte que elas posteriormente descrevem no bar do hotel como "nada." Elas dizem, "não há nada por lá."

[...] Dizer que não há nada por lá é incorreto; dizer que o deserto é econômico com tudo, exceto com espaço e luz, pedra e terra, é mais próximo da verdade.


Gramados verdejantes, jardins floridos, areia branca e água cristalina, tudo isso é mesmo muito bonito. O deserto, por outro lado, não é bonito e nem pretende ser: ele se esconde, tímido, revelando o céu. E por isso é fascinante.



3 comentários:

  1. Olá Marlos e Mariana, puxa que lindo!
    Engraçado é que vcs viram o deserto, muita areia, aquela paisagem infinita. Nós, o mediterrâneo, muita água, cidades da Riviera Italiana e Francesa. Que contraste...
    Beijos de todos nós daqui!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Angela, que delícia essa viagem, com certeza muito lindo! Vou dar uma olhada no teu blog pra ver as fotos. beijos a todos!

    ResponderExcluir
  3. Descreveu bem! Assim fica lindo mesmo!

    ResponderExcluir