quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Patrimônio



Esse é o tipo de coisa que me deixa bem chateada.
Eu passei na frente deste conjunto, é um tipo de condomínio como os que tem muito por aqui, só que o detalhe é que foi construído nos anos 40, e é (era) lindo.
De tijolo à vista (uma cor meio creme), janela de canto, todo charmoso. Coisa pra deixar qualquer arquiteto babando. Descobri que era o projeto de um arquiteto bem famoso aqui, que eu esqueci o nome agora, mas vou achar.

Então a galera resolveu demolir tudo. O pior é que eu fiquei sabendo que havia um comprador para o terreno, mas agora com a crise ele resolveu não comprar mais. Ou seja, o conjunto foi demolido para nada. Vai ficar mais um espaço vazio quase no centro de Houston, uma região muito boa. Ótimo.

Para quem vem de um país bem mais pobre, não dá para entender esse tipo de coisa. Afinal, a cidade tem - muito - dinheiro. Tem milhares de restaurantes, não dava para arrumar a construção (precisava arrumar só um pouquinho, não estava caindo aos pedaços) e alugar a preços mais camaradas para restaurantes, e mesmo moradores?

Porque ainda tinha gente morando lá, mas que não tinha muita grana pra manter os prédios. Não dava para dar uma ajuda? Sério, capitalismo OK, mas capitalismo selvagem é uma bosta.

Se fosse em Curitiba estaria cheio de lojinhas, eu tenho certeza. Mesmo que fossem lujinhas chinelis, são elas que estão, bem ou mal (geralmente mal, eu sei) mantendo a Riachuelo, por exemplo.

Mas aqui não dá tempo de ficar antigo, o povo vem e passa por cima! Por isso você anda em Houston e a impressão que dá é que a cidade tem 10 anos, no máximo. Eles destruiram quase tudo.

Nesse ponto, ainda bem que o Brasil é pobre. Porque daí não tem tanto dinheiro para ficar destruindo e contruindo tudo de novo!

2 comentários: